"Desejos"

01-01-2009 00:00

ANDRÉ, 9 ANOS

Sente que tem de lutar muito para conseguir o que quer. Mas, por vezes, não lhe apetece.

Começou um novo ano. Costumas fazer um balanço e elaborar desejos para o ano  seguinte?

Às vezes faço isso com a minha irmã (11 anos). Pegamos num bloco de notas e escrevemos o que gostávamos que acontecesse e aquilo que não correu bem no ano que passou. 

O que queres que aconteça no próximo ano?

Quero passar para o 5º ano.

Para quê?

Para continuar a minha vida.

O que podes fazer para isso acontecer?

Estudar mais.

Então, a realização desse desejo está nas tuas mãos?

Sim.

Tens mais desejos?

Gostava de não discutir com a minha irmã. Nós discutimos muito e eu não gosto, porque nos aleijamos.

Como é que isso pode acontecer?

Posso fazer um compromisso com a minha irmã para tentarmos não discutir. Temos de querer os dois.

Como é que a mudança de ano pode ajudar?

Dá-me uma nova disposição para mudar.

Lembras-te de um desejo que se tenha realizado?

Já não tinha dinheiro na carteira e queria comprar coisas. Encontrei dinheiro na rua, os familiares foram-me dando e, aos poucos, consegui.

in Visão Júnior, nº 56( pág. 58), Jan 2009

blog: https://andrevsilva.blogs.sapo.pt/

 

Voltar

"Ser Gozado"

Ana Luísa, 9 anos

Está cansada das guerras com os rapazes. Gostava que eles fossem mais simpáticos.

O que é que os rapazes fazem?

Conheces alguém que nunca tenha sido gozada ou humilhada?

Porque será que fazemos isto uns aos outros?

O que te magoa tanto?

Achas que podem